O Banco de Alimentos de Moçambique (BAM) é uma organização não-governamental (ONG) nacional inspirada nos ideais de solidariedade humana e pelo espírito da dádiva e partilha, legalmente constituído com o objectivo de promover a Segurança Alimentar e Nutricional para os grupos sociais mais necessitados.
O Banco de Alimentos foca nos grupos mais carentes da comunidade sem capacidade de geração de renda, geralmente atendidas pelas instituições sociais, contribuindo para que tenham acesso à alimentação adequada todos os dias.
O BAM surgiu dos ideais da solidariedade humana e espírito de Dádiva e Partilha e criado por um grupo de jovens encabeçados por Xavier Nhaule após a sua participação no programa de intercâmbio acadêmico entre Moçambique e Estados Unidos da América, denominado The Study Of United States Institutes on Civic Engagement (SUSI) em Janeiro de 2020.
Durante a sua estadia nos EUA, Xavier visitou os bancos de alimentos Mid-South Food Bank e a ACRS Food Bank , e maravilhado com as acções desenvolvidas por estas instituições, decidiu aplicar o conhecimento lá adquirido na sua comunidade, dando assim o surgimento do Banco de Alimentos de Moçambique em Marco de 2020.
Os estatutos da organização foram publicados oficialmente no BR, III Série nº 011/2022-Segunda Feira, 17 de Janeiro de 2022, que definem o BAM como sendo uma instituição de caráter social e sem fins lucrativos, sendo regida pelos seguintes instrumentos normativos: Estatutos, Regulamento Interno da organização, Regulamentos dos Departamentos operacionais e dos órgãos de sua estrutura organizacional.
Mais de 5000 familias alimentadas
Mais de 100 voluntários
Mais de 10 organizações beneficiarias
Contribuir para promoção da segurança alimentar e nutricional, para erradicação da fome e para a eliminação de desperdícios alimentares, com vista a garantir que pessoas necessitadas tenham acesso à alimentação saudável todos os dias.
Uma comunidade em que todas as pessoas necessitadas tenham acesso e direito garantido a alimentação segura e saudável.
▸Dadiva e partilha
▸Solidariedade
▸Voluntariado
▸Honestidade e justiça social
▸Não discriminação
▸Respeito aos Direitos Humanos
▸Igualdade de oportunidades
▸Liberdade de expressão
▸Ética e transparência
▸Participação e inclusão