No âmbito do Estudo de Viabilidade para a implantação de infraestruturas e desenvolvimento da capacidade institucional do Banco de Alimentos de Moçambique (BAM), em parceria com a The Global Foodbanking Network (GFN), a equipe do BAM realizou importantes visitas e reuniões ao longo de fevereiro.
No dia 15 de fevereiro, o BAM visitou o Secretariado Técnico da Segurança Alimentar e Nutricional (SETSAN) com o objetivo de apresentar o projeto do estudo de viabilidade para a implantação de infraestruturas na província e cidade de Maputo. Durante a reunião, o SETSAN forneceu orientações valiosas para garantir o sucesso do projecto, que visa contribuir para a redução da insegurança alimentar em Moçambique.
Em continuidade, no dia 20 de fevereiro, a equipe do BAM reuniu-se com o Governador da Província de Maputo. Onde comunicou ao Governador que o estudo será conduzido em três zonas da província: Boane, Matutuine e Manhiça. Essas áreas foram selecionadas para o levantamento de dados sobre a necessidade de instalação de bancos de alimentos. O Governador expressou seu apoio à iniciativa e identificou os responsáveis pelos serviços que colaborarão com a equipe do BAM na implementação do projeto.
Ainda em fevereiro, no dia 22, a equipe do BAM visitou o distrito de Manhiça, onde se encontrou com a Administradora do distrito para apresentar o projeto. A Administradora orientou a equipe a trabalhar diretamente com os serviços distritais de saúde, educação e agricultura para a pesquisa, levantamento e processamento dos dados sobre a insegurança alimentar e nutricional no distrito.
Estas reuniões e visitas são parte essencial do processo para garantir que o projeto atenda às necessidades locais e contribua significativamente para a segurança alimentar e nutricional em Moçambique.